Sobre Filipe Gameiro Pereira

No 40.º Aniversário da sua morte inicia-se a divulgação do que foram as suas actividades como árbitro, dirigente e jornalista do futebol português entre 1931 e 1968, recorrendo aos materiais encontrados no seu espólio constituído por artigos publicados, fotografias, apontamentos e outras documentações.

Filipe Gameiro Pereira nasceu em Lisboa a 18 de Agosto de 1911, tendo desenvolvido a sua actividade profissional na Shell Portuguesa ao longo de 43 anos.

Percurso Desportivo
Iniciou-se no futebol como jogador-amador ainda muito novo e, pelos registos disponíveis, calcula-se que tenha exercido essa actividade durante 10 anos, após o que enveredou pela arbitragem.
A partir de 1931 foi árbitro nos vários escalões (Regional e Nacional) tendo dirigido também jogos representativos internacionais de clubes.
Em 1944 foi um dos fundadores do Clube Desportivo de Belas, vila onde vivia na altura.
Depois de 1948 esteve presente na maior parte dos Cursos Internacionais da FIFA como participante ou conferencista (Reino Unido, Espanha, Alemanha, Suíça e Tunísia).
Após 19 anos de actividade como árbitro, abandona a mesma principalmente por motivos de saúde e dedica-se ao estudo dos problemas da arbitragem, matéria em que se torna um dos melhores especialistas portugueses reconhecido internacionalmente.
É então que passa a ser secretário-geral da da Federação Portuguesa e membro da Comissão Técnica da mesma.

De 1950 a 1953 foi secretário-geral da Comissão Central de Árbitros por nomeação da Federação Portuguesa de Futebol e presidente da mesma durante cinco anos nomeado pelo Ministério da Educação.
Neste período ocupou-se também da organização de Cursos de Formação para Árbitros em Portugal onde foi conferencista e director dos mesmos. Fez parte do Conselho Técnico da Federação Portuguesa de Futebol designado pela Associação de Futebol de Lisboa.
Em 1959 Ingressou no Quadro de Leccionadores e Instrutores da Comissão de Arbitragem da FIFA.
Em 1966, após o Mundial de Futebol desse ano, foi indicado para a Comissão de Arbitragem da FIFA representando Portugal naquele organismo.

Actividade jornalística
Paralelamente ao seu percurso como árbitro e dirigente escrevia artigos sobre a prática do futebol, desde 1948.
É principalmente graças à sua iniciativa que nasce o Boletim Mensal “O Árbitro” onde colabora activamente ao longo dos seus onze anos de existência (1957).
Em 1960-61 escreve regularmente para o jornal desportivo “A Bola” na rubrica “Panorama da Arbitragem” e em 1962 na rubrica “Questões de Arbitragem”.
Entre 1966 e 1968 escreve para os jornais: “Diário Popular” “Uma vez por semana”; “Record” “O Campeonato do Mundo de Futebol – 1966”, “Temas de Arbitragem”; “Miscelânea”
Publicou ainda dois livros: “O Que foi o Curso de Londres” (1951) e “Apontamentos sobre a arbitragem do futebol”(1963).

Desde 1953 que se ocupou da organização e direcção dos “Cursos de Aperfeiçoamento de Arbitragem”, tendo sido realizado o primeiro em Lisboa a 23 de Julho de 1954.
Em 1967 leccionou no “I Curso de Treinadores de Futebol” a matéria “Leis do Jogo”. Levou aos mais diversos pontos do país, através de palestras, a informação e o esclarecimento sobre variados temas acerca do futebol e em particular da arbitragem.
Na fase final da sua vida dedicava grande atenção, e esboçou projectos, sobre o “Desenvolvimento do Futebol Juvenil”, tema que infelizmente já não pôde desenvolver.
No Domingo 28 de Abril de 1968, com 57 anos, faleceu na sua casa em Queluz, vítima de um acidente vascular cerebral. Em Agosto do mesmo ano é-lhe conferida a título póstumo a Medalha de Bons Serviços Desportivos.


INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Não é permitida a cópia e uso de qualquer conteúdo (imagens, textos, etc) deste blogue sem prévia autorização.

Mais se esclarece que este espaço não se destina a alimentar polémicas inúteis mas apenas registar informação sobre uma época e a acção desenvolvida por Filipe Gameiro Pereira como Árbitro, Dirigente da Arbitragem de Futebol e Representante de Portugal na Comissão de Arbitragem da FIFA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Uma vida inteira dedicada à causa desportiva

error: Content is protected !!